
Quiz: Saiba qual o momento certo para investir em Posts patrocinados
Desde a chegada do Facebook Ads, a concorrência para se ganhar um espaço na rede social está ainda mais acirrada. Só no Brasil já foram constatadas mais de 100 milhões de contas ativas e muitas empresas já estão utilizando as redes sociais como o principal canal de comunicação com os seus clientes.
As timelines dos usuários revezam entre as informações dos feeds dos amigos e os posts patrocinados mais variados. É porque com o novo Edge Rank (o algoritmo que o Facebook usa para calcular o que aparece na timeline) o alcance e as publicações orgânicas, que são aquelas geradas gratuitamente, perderam muito espaço. Hoje, entre 4% até 15% do que a sua fan page publica chega de fato à comunidade de fãs.
Diante da necessidade de se fazer cada vez mais presente nas redes sociais e das dificuldades em conquistar um lugar ao sol e na timeline dos mais diferentes usuários e possíveis interessados em sua marca ou serviço, elaboramos esse pequeno quiz que ajudará a ver qual o melhor momento para começar a investir em posts patrocinados:
#1 Você conhece o seu público?
O mapeamento do público alvo é uma das peças-chave para o sucesso de determinado negócio. Se antigamente os fatores demográficos eram suficientes para detalhar o público alvo, se engana quem pensa que paramos por aí.
Hoje é possível determinar através da rede não somente estes dados das pessoas, mas também o que curtem, o que compartilham, os lugares que frequentam com quem interagem. Estas informações de interesses, gostos e hábitos bem como a maneira com a qual o usuário interage com a rede social dizem muito sobre a melhor campanha para impactar.
A plataforma do Facebook Ads permite fazer uma segmentação de público muito apurada e leva a sua mensagem para pessoas altamente interessadas na sua mensagem, acelerando e ampliando resultados. Segundo o próprio Facebook, pessoas que curtem sua página gastam em média duas vezes mais como cliente do que pessoas que não estão conectadas a sua empresa.
#2 Quanto você investiria no marketing digital?
Quando falamos em marketing nas mídias sociais, é muito comum pensar que os custos para fazer um bom trabalho são baixos, uma vez que as ferramentas são gratuitas. A boa notícia aqui é que é possível encontrar um planejamento que caiba no seu orçamento.
Os preços ajustáveis possibilitam que empresas de pequeno e médio porte também possam ter resultados muito positivos. Na relação custo/benefício, investir no Facebook pode ser uma boa saída se o seu público se encontra lá. É tudo uma questão que demanda um bom trabalho de produção de contéudo, tempo e energia.
Existem duas formas de investir, o CPC – custo por clique em que o anunciante só paga pela interação, ou seja, por cada clique que os usuário faz no anúncio, ou seja, só chega às pessoas interessadas. Ou o CPM – custo por mil, em que o pagamento se dá pelo volume de impressões, por cada mil vezes em que o anúncio é visualizado.
É uma questão de compreender qual é a necessidade do seu negócio: Você precisa divulgar a sua marca para que ela ganhe mais visibilidade, ou precisa atingir ao seu público alvo especificamente?
#3 Você está mensurando os resultados corretamente?
Outra possível vantagem é o acesso à ferramenta de relatórios que o próprio Facebook oferece para mensurar os dados de cada campanha. O número de pessoas que viu, que clicou, que se ligou depois à marca ou não entre outros dados em tempo real.
Esse raio-x é uma ferramenta importante para acompanhar a evolução das campanhas e para concluir se está sendo efetivo para seu negócio ou não. Acompanhar métricas é elemento fundamental para quem trabalha na internet.
Para todos os efeitos, contar com uma equipe qualificada que saiba a forma mais eficiente de gerir redes sociais é sem dúvidas o melhor caminho para garantir retorno nas redes sociais. Se ainda ficou com dúvidas, converse com a gente aqui na Plugin Web. Até a próxima!