
Brasileiros gastam 67% do tempo no celular
A comSorce, empresa de medição multiplataforma, divulgou, recentemente, um estudo sobre o atual panorama de internet no Brasil. De acordo com os dados levantados, houve uma grande explosão do acesso por smartphones e tablets nos últimos anos, ultrapassando o acesso pelo desktop convencional. O total de tempo digital triplicou desde 2014, com o mobile crescendo mês a mês e hoje sendo responsável por 67% do total de tempo navegado pelos brasileiros.
Para se ter uma ideia, em 2014, apenas 3% do total de tempo digital era feito via mobile, com um amplo domínio do desktop, responsável, na época, por 97% dos acessos. Em 2015, o acesso por smartphones e tablets teve um "boom" e já chegou a 60% do total de tempo gasto pelos brasileiros na internet, até atingir os dados mais recentes, citados anteriormente.
Analisando os dados, ainda é possível perceber que o acesso pelo desktop se manteve estável na quantidade, mas não seguiu a crescente mobile. O tempo que o brasileiro gasta com a internet aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, justamente por conta dessa explosão dos smartphones e tablets, como pode ser observado no gráfico acima.
Plataformas e Comportamento
Presente em mais aparelhos, o sistema operacional Android lidera com folga o número de smartphones, e corresponde a 83% dos aparelhos no Brasil. Por outro lado, a Apple domina o mercado de tablets com seu IPad, que representa 52,7% dos aparelhos do país.
Já em relação ao comportamento na internet móvel, o consumo já representa a maior parte de categorias chave no Brasil como Mídias Sociais, Serviços, Busca, Games, Tecnologia e Varejo .
Mídias Sociais
Cerca de 70% dos usuários de mídias sociais do Brasil, fazem o acesso pelos smartphones, enquanto o acesso pelo desktop é de apenas 25%. Só o Facebook, com seus aplicativos (Instagram, WhatsApp e Messenger), representa quase um terço do tempo total gasto na internet.