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O que deve ter meu conteúdo para internet?

O que deve ter meu conteúdo para internet?

Por Plugin Web, 31 de Março de 2016 Conteúdo Web

Com o bombardeio de informações que recebemos todos os dias, o usuário se encontra cada vez mais perdido quando vai procurar por conteúdo de qualidade na rede. Não é verdade?

 Se por um lado o volume de informações aumenta, o tamanho das telas diminui, sendo dia após dia mais consolidada a utilização dos smartphones e os tablets. Este movimento tem feito com que a forma como as pessoas interagem com a rede mude e como consequência disso, a forma de se produzir conteúdo. Este post vai tratar de estratégias de se produzir conteúdo de impacto na rede.

Para completar este caldeirão, segundo matéria do Observatório da Imprensa, cerca de 70% dos usuários ativos no Facebook no Brasil se informam pela rede social. A consequência deste movimento é que as empresas não são consideradas mais autoridades absolutas em seus ramos de atuação, houve um processo da quebra da verticalização entre empresas e seus consumidores, sendo possível a todos participarem do processo. Por isso houve uma queda na apuração crítica do conteúdo, o que fez cair a sua qualidade. Mas calma! Isso não quer dizer que não existam bons conteúdos de produção independente, só ficou mais difícil fazer a separação entre o conteúdo que vale a pena e o que não vale.

A rede social é um lugar de encontro e debate entre estes agentes para a troca de informações e por isso, mais do que nunca as empresas precisam estar lá, inseridas neste debate. Todo mundo que trabalha com marketing digital sabe que as redes sociais são as principais portas de divulgação para empresas atualmente.

As empresas precisam de boas estratégias de gestão de conteúdos nas redes sociais para transformar investimento em resultados. Precisam, de uma forma humanizada, engajar e envolver usuários. Nós separamos uma série de dicas que vão te auxiliar a melhorar a sua produção de conteúdo. Confira:

O TAMANHO IDEAL

Aqui não há uma fórmula mágica. Para algumas situações o textão acaba sendo mais interessante e em outras situações o texto de rápido consumo se mostra mais eficiente. Depende do seu foco, se seu objetivo é atingir o emocional do usuário através do storytelling, o textão contando cada detalhe de uma história ou situação inusitada são eficientes para engajar. Ao passo que se o objetivo é auxiliar o usuário com algum desafio do seu dia a dia, a forma mais simples e de consumo rápido são mais efetivos como por exemplos artigos sobre “o que você deve saber” ou “como fazer algo” podem ser mais curtos.

O DESTINATÁRIO

Mais importante do que produzir o conteúdo relevante e saber exatamente a quem se destina sua mensagem. Uma das técnicas mais utilizadas é a Buyer Persona. Esta técnica busca traçar um perfil do consumidor ideal de uma determinada empresa. Leva em consideração não só os fatores demográficos, mas também fatores como: quais redes sociais este usuário utiliza? Quais os locais que frequenta? O que curte e o que compartilha? Quais seus principais desafios no dia a dia e etc. Este mapeamento completo serve como um norte para orientar a produção de conteúdo para que ela dialogue exatamente com o público alvo do negócio.

VIRALIZAÇÃO

Quem disse que sempre temos que levar a sério o tempo todo? Muitas vezes a produção de conteúdo deve seguir o que está acontecendo nas redes e assim se aproveitar se seu potencial de viralização. Os memes por exemplo podem ser uma boa pedida aqui. Porém é importante lembrar que isto depende muito do tipo de negócio e qual é o público alvo que se busca atingir com a mensagem.

TIMING

Com a velocidade com a qual as coisas andam hoje, de uma hora para outra o conteúdo já entra no ar e fica velho logo em seguida. Por isso é muito importante saber se aproveitar dos assuntos do momento, um assunto pelo qual todos estão buscando no momento. Desta forma, a possibilidade de ser visto é ainda maior.

LISTAS (POR QUE PARA TUDO EXISTE UMA LISTA?)

As listas por algum tempo são o formato de conteúdo mais utilizado pelos produtores de conteúdo na rede. Por quantas vezes nos deparamos com títulos como: x dicas para conseguir tal coisa, ou y regras básicas para atingir seus objetivos. Sem dúvida são títulos que chamam muito a atenção do usuário, quase nos convidam para o clique.

A primeira vantagem desse modelo é o fato de que ele estabelece um limite, um ponto até onde aquele conteúdo se estica. Desta forma o usuário consegue se planejar e medir quanto tempo ele gastará para consumir aquele conteúdo. Segundamente, a lista é uma forma inteligente de organizar e planificar as ideias. É um modelo que atende muito bem nas redes sociais. Exatamente por este motivo que encontramos listas e mais listas ao descer o feed de notícias do facebook.

Se você (assim como a gente) cansou de ler listas na internet o tempo todo e quer dar um upgrade na divulgação e produção de conteúdo da sua empresa, ou simplesmente para sair da mesmice pode contar com a Plugin =)

aspas
  • Inovar foi a solução encontrada pela Prefeitura de Juiz de Fora para aproximar as vagas de emprego disponíveis na cidade das pessoas em busca de oportunidades. Hoje, o JFEmpregos é reconhecido como uma das melhores iniciativas públicas do estado, entre as vencedoras da categoria “Melhor Projeto” do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2014. O sucesso do site muito se deve à parceria com a Plugin Web e ao excelente suporte prestado pela empresa, com profissionalismo, qualidade e comprometimento, em um momento em que a velocidade da informação na internet nos exige cada vez mais.

    André Zuchi
    Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Juiz de Fora

  • A Casa da Gráfica fez um projeto ousado e inovador de levar a impressão de materiais em geral para o sistema de e-commerce, o que para muitas era inviável. Apresentamos o projeto para muitas empresas de desenvolvimento de sistemas e foi com o apoio da Plugin Web que conseguimos dar andamento ao nosso projeto, que hoje está funcionando perfeitamente. A parceria foi tão produtiva, que hoje a Plugin cuida, não só de nosso site e do e-commerce, como de todas as nossas mídias sociais. E, não tenho dúvida, continuaremos nessa parceria por muitos anos.

    Rafael Rodrigues
    Diretor comercial da Casa da Gráfica

  • Nós, do Grupo Libertempo, somos atendidos pelo Adriano Sant’Anna há anos. Os sites da Alô!FM e Cidade FM (em Juiz de Fora – MG) e 107,3 FM (em Três Rios – RJ) foram desenvolvidos e são mantidos pela Plugin, que não mede esforços para nos atender prontamente em nossas demandas. A cada reunião nos surpreendemos com o conhecimento de mercado e tendências web que a Plugin tem e que, generosamente, compartilha com o grupo. Isso é parceria e cuidado mútuo! Obrigada Plugin pela parceria que temos.

    Fabiane Kling
    Diretora executiva do Grupo Libertempo

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