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O certo e o errado na hora de gerenciar o seu negócio no Facebook

O certo e o errado na hora de gerenciar o seu negócio no Facebook

Postado em 27 de Janeiro de 2017 Redes Sociais

Não é mistério para nenhuma empresa o fato de que hoje é fundamental estar presente nas redes sociais através da fan page de seu negócio (são 1,4 bilhão de pessoas conectadas na rede social). Porém a maneira de se utilizar bem disso, poucos dominam. A página serve para que a empresa mantenha-se sempre dialogando com seu público. Isso mesmo, DIALOGAR. Um dos maiores erros é pensar no Facebook como uma ferramenta de vendas absolutamente.

Por isso é muito comum ouvirmos de potenciais clientes que nos procuram e contam que não compreendem como as vendas de seu negócio não evoluíram depois de iniciado o trabalho de divulgação no Facebook. Não estamos dizendo que esta funcionalidade não pode ser extraída da rede social, mas frisamos que é necessário um bom planejamento e uma boa estratégia para fazer isso acontecer.

Na realidade, o papel principal das mídias sociais é criar relacionamento, é participar, se envolver e engajar. Na linguagem das marcas, é uma excelente oportunidade para trabalhar o branding, que é a posição que sua marca está na mente e no coração dos seus consumidores. Somente um branding bem feito pode virar um bom projeto de performance, que engloba os anúncios e posteriormente as conversões em vendas.

Mas para chegar lá, é preciso criar conteúdo que seja relevante para aumentar o seu alcance orgânico (alcance que não foi patrocinado) e por consequência o engajamento do público com sua fan page.

Existe receita pronta sobre como fazer com que esse relacionamento dê certo? Não. O trabalho de mídias sociais é um exercício de constante experimentação e é necessário ter muito domínio sobre como comporta seu público para saber o que dá certo e o que não funciona. Fizemos este artigo com algumas dicas do que deve ser levado em conta e o que não deve quando buscamos maior engajamento das publicações no Facebook:

O QUE NÃO FAZER:

#Conteúdo não relevante

Se você fez um post mas ninguém interagiu com ele, isso é um sinal que este tipo de conteúdo não dialoga com o público que você quer impactar. Neste caso é interessante ir sempre testando diferentes formatos para descobrir qual agrada mais seus seguidores.  Se aquele conteúdo não deu certo uma vez, dificilmente dará certo de novo.

#Automatizar tudo

O Facebook é uma plataforma social e por isso precisa sempre de um toque humanizado. Não basta somente agendar os mesmos posts chamando pro blog ou atualizações de produtos. É necessário inovar e dar sempre um toque humano, conforme fez a Nutella no post abaixo:

#As pessoas não vão fazer nada se você não pedir

Faz parte do engajamento, estimular o público a interagir com sua página. Faça perguntas! Imagine que seu negócio seja um e-commerce de aparelhos eletrônicos. Que tal publicar duas opções de produtos e perguntar qual deles seria mais interessante ganhar de aniversário, por exemplo. Pode parecer que não, mas seu público quer sim interagir com a sua marca, desde que seu conteúdo chame sua atenção.

Ah! Responda sempre os comentários! Uma resposta inteligente faz com que seus seguidores se sintam valorizados e atendidos pela marca. O mesmo vale para os comentários negativos ou dúvidas mais sérias sobre o produto ou serviço. Fazer um bom trabalho de SAC também é ferramenta para melhor o engajamento de suas publicações

O QUE FAZER:

#Postagem na hora certa e na frequência certa

O objetivo principal do algoritmo do Facebook, chamado de Edgerank, é entregar a mensagem certa pra pessoa certa na hora certa, de forma que ela não perca as histórias que são importantes pra ela. Por isso, o próprio gerenciador da página fornece os horários de pico em que estão presente os seguidores de sua página para que você poste os conteúdos buscando maior engajamento.

Também não acredite que seja possível ganhar na insistência, postando conteúdos o tempo todo. O próprio algoritmo será cruel com sua página caso coloque muitos conteúdos com baixo engajamento.

#Aproveite o momento

Outro trabalho importante é observar o que está em alta na rede, qual o meme mais compartilhado do momento, ou qual acontecimento está tomando conta do feed de notícias das pessoas. Fazendo este marketing de oportunidade é possível “pegar na veia” do seu público alvo gerando bastante engajamento. Cuidado para não exagerar! Muitas vezes o seu público não costuma interagir com determinados tipos de publicações, por isso é preciso ter muita estratégia.

#Invista nos formatos diferentes de posts

O primeiro queridinho do Facebook foram os posts com imagens, que geravam maior engajamento, considerando que o Facebook é uma rede social de característica visual. Depois, foi a vez dos vídeos, que geram alcance maior do que as imagens e possivelmente maior engajamento. Atualmente, os olhos do mundo estão se voltando para as transmissões ao vivo, que permitem uma gama de possibilidades enorme para promoção de produtos e serviços e o engajamento é praticamente um elemento obrigatório neste formato. O importante é experimentar diferentes estratégias!

#Promoções, descontos...

Palavras que já possuem um apelo próprio como promoções e descontos também são efetivas na hora de buscar o engajamento. Inclusive são uma oportunidade para aumentar a base de seguidores, seja através de um sorteio ou através de um jogo. Outra dica : Faça a prova social do seu produto. Compartilhar fotos de clientes com seus produtos são uma excelente forma  de promoção do negócio e estratégia de gerar engajamento.

Esse foi nosso guia sobre o que fazer e o que não fazer para ganhar mais engajamento no Facebook. Gostou? Deixe seu comentário aqui no blog! Até a próxima!

aspas
  • Inovar foi a solução encontrada pela Prefeitura de Juiz de Fora para aproximar as vagas de emprego disponíveis na cidade das pessoas em busca de oportunidades. Hoje, o JFEmpregos é reconhecido como uma das melhores iniciativas públicas do estado, entre as vencedoras da categoria “Melhor Projeto” do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2014. O sucesso do site muito se deve à parceria com a Plugin Web e ao excelente suporte prestado pela empresa, com profissionalismo, qualidade e comprometimento, em um momento em que a velocidade da informação na internet nos exige cada vez mais.

    André Zuchi
    Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Juiz de Fora

  • A Casa da Gráfica fez um projeto ousado e inovador de levar a impressão de materiais em geral para o sistema de e-commerce, o que para muitas era inviável. Apresentamos o projeto para muitas empresas de desenvolvimento de sistemas e foi com o apoio da Plugin Web que conseguimos dar andamento ao nosso projeto, que hoje está funcionando perfeitamente. A parceria foi tão produtiva, que hoje a Plugin cuida, não só de nosso site e do e-commerce, como de todas as nossas mídias sociais. E, não tenho dúvida, continuaremos nessa parceria por muitos anos.

    Rafael Rodrigues
    Diretor comercial da Casa da Gráfica

  • Nós, do Grupo Libertempo, somos atendidos pelo Adriano Sant’Anna há anos. Os sites da Alô!FM e Cidade FM (em Juiz de Fora – MG) e 107,3 FM (em Três Rios – RJ) foram desenvolvidos e são mantidos pela Plugin, que não mede esforços para nos atender prontamente em nossas demandas. A cada reunião nos surpreendemos com o conhecimento de mercado e tendências web que a Plugin tem e que, generosamente, compartilha com o grupo. Isso é parceria e cuidado mútuo! Obrigada Plugin pela parceria que temos.

    Fabiane Kling
    Diretora executiva do Grupo Libertempo

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