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Mídias Sociais: contratar agência especializada ou fazer por conta própria?

Mídias Sociais: contratar agência especializada ou fazer por conta própria?

Postado em 01 de Maio de 2017 Redes Sociais

Já não é segredo para ninguém que as mídias sociais são uma necessidade do mercado para empresas e o marketing, uma área essencial de seu crescimento. Porém, observamos cada vez mais uma tendência à terceirização destas áreas dentro das empresas, em especial da área do marketing digital. Logo este, que é um campo novo e em franca ascensão no mercado.

Mas e aí? Existe um momento certo para contratar uma agência digital? Quais são as vantagens de contratar agências especializadas para desenvolver este trabalho? Até que ponto posso desenvolver um bom trabalho por conta própria? Fizemos este post que ajuda a responder estas questões.

O que importa saber são os motivos que levam à terceirização e a nosso ver temos três sensos de destaque: a relação custo-benefício, o aumento da produtividade e a otimização do tempo.

#1 Poupe tempo e aumente a produtividade

A contratação de uma agência especializada ajuda na otimização do tempo, pois permite que o gestor não fique preso em pequenas decisões do dia a dia à respeito das campanhas de marketing, criação de conteúdo e etc. Desta forma, o gestor ficará livre para dar atenção a outros temas que julgar mais importante para sua organização como metas de faturamento e vendas por exemplo.

O objetivo das estratégias de mídias sociais é, ao longo prazo, aumentar o tamanho da presença digital da empresa. Consequentemente, quanto maior for a presença digital, maior será a demanda de trabalho que será gerada. Por isso, chega um determinado momento em que as tarefas de mídias sociais realmente tomarão bastante tempo, sendo uma pedra no sapado de quem optou por fazer isto por conta própria

# Relatórios e novas tecnologias

Uma das formas mais efetivas de saber que as campanhas estão dando certo, consiste na análise de relatórios. Agências especializadas permitem a criação de relatórios especializados. Somente analisando as métricas que é possível fazer o marketing digital alavancar.

Na realidade, o trabalho de marketing digital é um grande exercício de experimentação, em que atividades que não dão certo devem ser descontinuadas e atividades que dão resultados devem ser otimizadas. Por isso os relatórios são fundamentais.

#Novas tecnologias

Outra vantagem que uma agência especializada proporciona é a utilização de softwares específicos para o trabalho de marketing. Em um contexto em que as tecnologias avançam rapidamente, ter acesso aos programas que são amplamente utilizados pelo mercado. Por serem programas de alto custo de aquisição, contratar a agência é uma boa opção de custo-benefício.

# Assertividade

Um trabalho de mídias sociais bem feito implica em levar a mensagem correta ao público alvo correto. Por isso, um trabalho especializado pensa em segmentações de público, deixando o trabalho muito mais assertivo.

Há também uma economia de gastos no sentido em que não será necessário deslocar uma equipe interna da sua empresa (que poderia estar focada em gerar mais vendas) para trabalhar com o marketing digital.

#3 Terceirizar a gestão de mídias não implica em te excluir do processo

Contratar uma agência de marketing digital não exclui o cliente do processo de gestão das campanhas. Aliás, a participação do cliente é fundamental, desde o momento do briefing até a realização dos mais variados projetos. Ele é na verdade a ponte da agência para a realidade do negócio e do mercado. Por isso é uma ilusão pensar que a contratação de uma agência especializada significa no abandono desta tão importante área do negócio.

O último ponto que precisamos destacar é que mais importante que o monitoramento em si, é a capacidade de pensar as redes sociais de uma forma estratégica. Acreditamos que este olhar estratégico, com foco nos objetivos, é o grande responsável por cases de sucesso na área de mídias.

Para que a atuação seja estratégica, é preciso incorporar os detalhes da cultura da empresa nas artes a serem desenvolvidas, vídeos e textos publicados nas redes sociais.

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aspas
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    Diretor comercial da Casa da Gráfica

  • Nós, do Grupo Libertempo, somos atendidos pelo Adriano Sant’Anna há anos. Os sites da Alô!FM e Cidade FM (em Juiz de Fora – MG) e 107,3 FM (em Três Rios – RJ) foram desenvolvidos e são mantidos pela Plugin, que não mede esforços para nos atender prontamente em nossas demandas. A cada reunião nos surpreendemos com o conhecimento de mercado e tendências web que a Plugin tem e que, generosamente, compartilha com o grupo. Isso é parceria e cuidado mútuo! Obrigada Plugin pela parceria que temos.

    Fabiane Kling
    Diretora executiva do Grupo Libertempo

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