atendimento telefoneatendimento whatsApp

Blog

Página inicial > Blog > E-book: Uma ferramenta poderosa do MKT de conteúdo
E-book: Uma ferramenta poderosa do MKT de conteúdo

E-book: Uma ferramenta poderosa do MKT de conteúdo

Postado em 17 de Abril de 2018 Conteúdo Web

Se você tem um blog, provavelmente um dos seus principais objetivos é conseguir leads, ou seja, pessoas que visitam sua página e deixam seus dados para contato em troca de algum material ou informação. Para conseguir isso, seu conteúdo precisa fornecer informações ricas e valiosas, em troca de um e-mail ou um lead.

Essas pessoas são clientes potenciais e você deve conquistá-los para que, de fato, efetuem a compra. Para isso, o primeiro passo é pensar em uma maneira para que os visitantes do seu blog decidam te fornecer as informações deles. Sabendo disso, uma boa opção é oferecer ebooks gratuitos que as pessoas possam baixar após preencher um pequeno formulário.

Com os dados nas mãos, você estreita esse relacionamento através das suas campanhas de e-mail marketing e continua nutrindo o potencial cliente com informações sobre o seu negócio até o momento em que ele estará preparado para tomar sua decisão de compra.

Criando seu conteúdo

O ebook nada mais é do que a abreviação para “Eletronic Book”. Ele é um livro eletrônico baixado ou comprado na internet por pessoas que têm interesse em um conteúdo mais prático e rápido. A grande diferença em relação a um blog post é que o conteúdo mais extenso e completo, já que normalmente, o autor abrange os problemas e soluções de maneira mais aprofundada.

Para você ter realmente um conteúdo de qualidade e que gere valor é preciso ficar ligado nestes 7 aspectos.

1 - Persona: Ela representa seu público-alvo, por isso deve possuir vários dados, como características pessoais, interesses, desejos, medos e muito mais.

2 – Tema: É importante que ele tenha relação com seu produto ou serviço. Não adianta tratar de um tema super interessante se você não trabalha com ele.

3 – Título chamativo: Um dos passos mais importantes da criação do seu livro virtual, já que muitas pessoas decidem baixar o eBook graças a um título que chame a atenção, desperte a curiosidade e prenda o leitor.

4 – Planejamento de conteúdo: Começar a escrever seu conteúdo sem saber exatamente o que você vai dizer não é uma boa ideia. Você pode se perder na escrita e acabar não oferecendo algo que seja de qualidade.

5 – Design: Além das imagens, você também deve pensar no aspecto visual do seu livro digital de forma geral. O tamanho das letras, as cores utilizadas, a organização do conteúdo, vão contar na hora de ganhar cliques.

6 – Revise: Depois de escrever seu material, é preciso revisá-lo. Além de ser pouco profissional, pode interferir negativamente na leitura ou até mesmo parecer pedante.

7 – Repasse: Você precisa encaminhar esse material para o maior número de pessoas que conseguir. Encontre sua lista de e-mails, contato nas redes sociais e faça com que ele seja visto e lido.

Vantagens

  • Organização de um conteúdo relevante em um formato padronizado;

  • Fornece informações de qualidade e confiáveis com maior profundidade;

  • Possibilidade de aprofundar uma temática de alto interesse do público-alvo;

  • Facilidade de distribuição e compartilhamento na internet;

  • Peça de conteúdo valiosíssima para aumentar o tráfego.

aspas
  • Inovar foi a solução encontrada pela Prefeitura de Juiz de Fora para aproximar as vagas de emprego disponíveis na cidade das pessoas em busca de oportunidades. Hoje, o JFEmpregos é reconhecido como uma das melhores iniciativas públicas do estado, entre as vencedoras da categoria “Melhor Projeto” do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2014. O sucesso do site muito se deve à parceria com a Plugin Web e ao excelente suporte prestado pela empresa, com profissionalismo, qualidade e comprometimento, em um momento em que a velocidade da informação na internet nos exige cada vez mais.

    André Zuchi
    Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Juiz de Fora

  • A Casa da Gráfica fez um projeto ousado e inovador de levar a impressão de materiais em geral para o sistema de e-commerce, o que para muitas era inviável. Apresentamos o projeto para muitas empresas de desenvolvimento de sistemas e foi com o apoio da Plugin Web que conseguimos dar andamento ao nosso projeto, que hoje está funcionando perfeitamente. A parceria foi tão produtiva, que hoje a Plugin cuida, não só de nosso site e do e-commerce, como de todas as nossas mídias sociais. E, não tenho dúvida, continuaremos nessa parceria por muitos anos.

    Rafael Rodrigues
    Diretor comercial da Casa da Gráfica

  • Nós, do Grupo Libertempo, somos atendidos pelo Adriano Sant’Anna há anos. Os sites da Alô!FM e Cidade FM (em Juiz de Fora – MG) e 107,3 FM (em Três Rios – RJ) foram desenvolvidos e são mantidos pela Plugin, que não mede esforços para nos atender prontamente em nossas demandas. A cada reunião nos surpreendemos com o conhecimento de mercado e tendências web que a Plugin tem e que, generosamente, compartilha com o grupo. Isso é parceria e cuidado mútuo! Obrigada Plugin pela parceria que temos.

    Fabiane Kling
    Diretora executiva do Grupo Libertempo

Vamos construir uma comunicação para
sua marca na web juntos?

Faça um contato abaixo e saiba como podemos te ajudar!

Contato

Nosso escritório

Juiz de Fora - MG
+55 32.3061-3179

Trabalhe Conosco