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Compreenda a diferença entre marketing político e marketing eleitoral

Compreenda a diferença entre marketing político e marketing eleitoral

Postado em 16 de Maio de 2016 Marketing Político

Você consegue, sem ler este post, apontar as principais diferenças entre como funciona um trabalho de marketing político e como funciona um trabalho de marketing eleitoral? Em se tratando do período de eleições, o desconhecimento dessas diferentes maneiras de se trabalhar o marketing pode custar votos importantes que são capazes de decidir uma eleição.
 
Além disso, a aplicação da técnica errada aumenta (e muito) os custos de uma campanha eleitoral. Não é apenas uma questão de nomenclatura, os dois conceitos são divergentes quanto à estratégia que vai ser adotada, a produção de conteúdo e muito mais. 

O Marketing Político

O marketing Político pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações que visam divulgar os trabalhos que um detentor de cargo eletivo executa em sem mandado. Esse marketing também é chamado de marketing de governança.
A primeira coisa que devemos entender é que o Marketing Político depreende tempo, pois ele trabalha junto com o público, seja para as futuras disputas eleitorais seja para colocar em prática os projetos políticos ou sociais, ou seja, é o canal de comunicação do agente político com seu colégio eleitoral e seu potencial público seguidor.

O marketing Político requer um trabalho de longo prazo, buscando trabalhar a marca pessoal do político e a sua base de divulgação para futuros projetos. Trata-se de facilitar a comunicação entre o agente político com a persona que representa o seu eleitor bem como trabalhar em prol do eleitorado potencial, harmonizando discurso e os anseios do eleitorado.

Hoje, há a necessidade de uma postura ativa por parte de classe política. Eles precisam mostrar ao seu público eleitor que estão liderando e buscando alcançar objetivos e participar de ações políticas. O público quer vê-los trabalhar e os candidatos que já perceberam este movimento estão saindo na frente.

O Marketing eleitoral

Diferentemente do Marketing Político, o marketing eleitoral tem um pleito único e definitivo: Ações de comunicação e divulgação focadas na campanha política de um determinado candidato. A sua meta de conversão é única: ganhar as eleições. Por isso são campanhas mais curtas que buscam tornar um candidato conhecido (suas propostas e projetos) e aceito entre os eleitores.

O Marketing eleitoral, assim como suas práticas, é uma estratégia mais pontual, que pode ser traçada em um momento pré ou durante as eleições. Mesmo assim, não podemos dizer que ele não esteja inserido no contexto do Marketing político. As melhores estratégias alinham as duas técnicas.
 

Desde 2012, Na campanha presidencial de Barack Obama, ele mostrou ao mundo que as campanhas políticas migraram sobretudo para o ambiente online, onde a força para convencer eleitores é muito maior.
 
Como esses conceitos atuam na guerra das campanhas políticas digitais?

Primeiro é necessário ter em mente que Marketing Político na Internet é uma coisa e Propaganda Eleitoral é outra. As estratégias de marketing político na internet são consideradas hoje estratégias macro, elemento importante do escopo global das campanhas, deixando de ser apenas um detalhe, mas sim um elo forte para o sucesso do candidato.

A internet tem suas regras próprias, e por isso não adianta trazer as formas tradicionais de campanha porque fatalmente elas não funcionarão no ambiente online. No ambiente online o usuário tem uma interface ativa de comunicação com seu candidato e isso muda a dinâmica de trabalho.

Veja aqui três motivos para investir em marketing político digital

Não basta utilizar a rede como palanque, mas sim como uma plataforma para chamar o usuário a construir com o candidato a sua campanha. A interatividade é o carro chefe aqui. Somente assim os eleitores voluntariamente atuarão na causa de um determinado candidato.
No marketing político o foco é o branding. Exige pesquisa, criação de personas de marketing, ambientes de campanha, produção e distribuição de conteúdo. Desenvolver a persona do político e o seu engajamento com o público e por isso os resultados mensurados são mais subjetivos. Já no Marketing eleitoral, o objetivo único é garantir o resultado das eleições e para tal, analisar métricas e KPI`s são bons caminhos para chegar lá. 

Por isso, ter para si uma equipe responsável que atue diariamente nesse canal de comunicação é estratégia fundamental para os candidatos que querem se fazer presente na rede. =)

aspas
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