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Chatbot já é realidade! Saiba como revolucionar a forma de atender seus clientes

Chatbot já é realidade! Saiba como revolucionar a forma de atender seus clientes

Postado em 25 de Abril de 2018 Conteúdo Web

Os chatbots representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia. Para quem deseja ter um relacionamento rápido com seu cliente e quer atender suas necessidades, no tempo e momento que ele necessita, o chatbot é o que a sua empresa precisa. Mas, afinal, o que são os chatbots?

O que são?

Basicamente, ele é um robô (robot) que conversa com as pessoas via chat. Um chatbot é um robô desenvolvido a partir de software de comunicação automatizada. Os mais avançados possuem inteligência artificial e vão aprendendo com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com as pessoas, em conversas futuras.

Eles influenciam desde a maneira como as pessoas utilizam seus telefones (em vez de baixar o aplicativo, por que não conversar via chat?) até a operação de Atendimento e Suporte de grandes empresas.

Do ponto de vista de quem está usando, os chatbots chegam o mais perto possível de uma conversa real com uma pessoa. Para as empresas, eles são uma forma de escalar o atendimento e o relacionamento podendo manter um tom de comunicação (quase) pessoal.

Em outras palavras, os chatbots são o futuro do relacionamento com o cliente. Mas como aplicar isso dentro do seu sistema? Fica por aí que vamos te explicar.

Implantando

Existem plataformas para criar um chatbots que são uma boa opção para quem não entende muito de programação. Porém, o ideal é contratar uma empresa especializada no desenvolvimento dessa ferramenta.

Para criar um aplicativo de sucesso é preciso saber do que vai se tratar, por que as pessoas usariam seu chatbot e observar como está sua equipe de atendimento, se eles passam a maior parte do tempo respondendo as mesmas perguntas.

Na prática

Otimização de atendimento:

Todo processo de atendimento ao cliente possui casos que se repetem com frequência: pedidos de informação, acompanhamentos, pequenas alterações cadastrais, agendamento de visitas, entre outros. Com o chatbot esse atendimento fica mais rápido e diminui mão de obra.

Relacionamento com leads:

Os chatbots podem promover uma verdadeira revolução no Marketing de Conteúdo, oferecendo conteúdos de entretenimento ou de consumo rápido. Vale utilizar desta ferramenta para oferecer conteúdo de topo de funil.

Falar independente do lugar:

Chatbots abrem a possibilidade de usar como canal de relacionamento os aplicativos que as pessoas já utilizam: Messenger, Skype, Telegram e, quem sabe em um futuro próximo, Whatsapp. Como as pessoas já conhecem esses aplicativos, elas só precisam abrir uma conversa com o seu chatbot e começar a interagir.

E aí, tudo pronto para criar seu primeiro chatbot? Fique de olho e analise os casos citados a cima. Eles podem fazer você pensar na jornada de compra das suas personas, vendo se existem oportunidades de ter um bot para avançá-las no funil de vendas.

aspas
  • Inovar foi a solução encontrada pela Prefeitura de Juiz de Fora para aproximar as vagas de emprego disponíveis na cidade das pessoas em busca de oportunidades. Hoje, o JFEmpregos é reconhecido como uma das melhores iniciativas públicas do estado, entre as vencedoras da categoria “Melhor Projeto” do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2014. O sucesso do site muito se deve à parceria com a Plugin Web e ao excelente suporte prestado pela empresa, com profissionalismo, qualidade e comprometimento, em um momento em que a velocidade da informação na internet nos exige cada vez mais.

    André Zuchi
    Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Juiz de Fora

  • A Casa da Gráfica fez um projeto ousado e inovador de levar a impressão de materiais em geral para o sistema de e-commerce, o que para muitas era inviável. Apresentamos o projeto para muitas empresas de desenvolvimento de sistemas e foi com o apoio da Plugin Web que conseguimos dar andamento ao nosso projeto, que hoje está funcionando perfeitamente. A parceria foi tão produtiva, que hoje a Plugin cuida, não só de nosso site e do e-commerce, como de todas as nossas mídias sociais. E, não tenho dúvida, continuaremos nessa parceria por muitos anos.

    Rafael Rodrigues
    Diretor comercial da Casa da Gráfica

  • Nós, do Grupo Libertempo, somos atendidos pelo Adriano Sant’Anna há anos. Os sites da Alô!FM e Cidade FM (em Juiz de Fora – MG) e 107,3 FM (em Três Rios – RJ) foram desenvolvidos e são mantidos pela Plugin, que não mede esforços para nos atender prontamente em nossas demandas. A cada reunião nos surpreendemos com o conhecimento de mercado e tendências web que a Plugin tem e que, generosamente, compartilha com o grupo. Isso é parceria e cuidado mútuo! Obrigada Plugin pela parceria que temos.

    Fabiane Kling
    Diretora executiva do Grupo Libertempo

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