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5 práticas para captar clientes usando e-mail marketing

5 práticas para captar clientes usando e-mail marketing

Postado em 17 de Janeiro de 2017 Conteúdo Web

Muitas pequenas e médias empresas pensam que, para ter uma presença digital forte, bastam estar presente nas redes sociais. Não é bem assim. Sem dúvida, as redes sociais são fundamentais para trabalhar o branding (construção e relacionamento da marca com o público), porém, quando tratamos de performance, ou seja, a capacidade de fechar novos negócios, ela deixa um pouco a desejar, principalmente se não forem geridas de maneira correta.

Na verdade, existem muitas outras estratégias de marketing digital que são mais eficientes quando o assunto é captar novos clientes, seja no B2B ou no B2C. Uma das mais baratas alternativas e com um retorno sobre investimento muito alto são as campanhas de e-mail marketing.

“Ah! Mas ninguém abre esses e-mails!”. É exatamente aí que você se engana caro leitor, uma campanha de e-mail marketing elaborada de forma inteligente, aplicando os conceitos do marketing digital, pode trazer excelentes resultados e gerar conversões em vendas.

Neste post, trabalharemos algumas dessas possibilidades, trazendo dicas valiosas que servirão tanto para aqueles que nunca aplicaram a estratégia ou para aqueles que já aplicaram, mas estão buscando dar um upgrade em suas campanhas, buscando melhores resultados. Confira:

#1 Comunicação personalizada

Segundo o pai do marketing Philip Kotler, estamos caminhando para o que o renomado pesquisador chama de era do marketing 4.0, ou da transição definitiva do marketing tradicional para o marketing digital. Desta forma, as pessoas procuram cada vez mais se relacionar com as empresas de uma forma mais PERSONALIZADA e horizontalizada, ou seja, as marcas estão cada vez mais humanizadas e relacionando com seus clientes de igual para igual. Por isso, um e-mail marketing que traga conteúdo de forma personalizada, tende a obter melhores resultados. Pense que cada cliente é único e gostaria de ser tratado como tal.

#2 Tenha periodicidade em suas mensagens

Uma coisa que ninguém gosta é de ter que limpar a caixa de entrada com toda aquela enxurrada de mensagens do mesmo destinatário todos os dias. É preciso ter bom senso para definir a periodicidade do envio das campanhas de e-mail marketing, uma vez que o usuário facilmente perderá a paciência com você caso seja muito insistente. A nossa dica é somente insistir no envio caso tenha conteúdos realmente interessantes e diversificados.

#3 Crie assuntos de e-mail tentadores e provoque o Imediatismo

Estudos comprovam que cerca de 33% das pessoas abrem um e-mail motivadas somente pelo seu assunto. Desta forma, um assunto que chame atenção, que seja inovador é peça chave para aumentar as taxas de abertura de sua campanha de e-mail marketing. Dica: colocar o nome do destinatário no assunto torna a mensagem mais pessoal ( Ex: Pedro, temos um presente pra você).

Outro ponto interessante é a capacidade do e-mail marketing gerar o senso de urgência por parte do leitor. Uma promoção de 24 horas,por exemplo, gera no leitor a sensação de ter uma oportunidade única para realizar uma compra.

#4 Não exagere no Design e use Calls to Action inteligentes 

Nós que trabalhamos com marketing digital, pensamos que toda estratégia, cada página, cada campanha opera no sentido de buscar algum objetivo. Em outras palavras, as páginas, e-mails não estão lá à toa, elas querem que o usuário interaja, que cumpra o objetivo e converta na ação desejada.

Para cada página, há um objetivo esperado. As campanhas de e-mail não são diferentes. Por isso a mensagem deve ser clara, e os botões de ação (call to action) devem ser bem posicionados de forma a induzir o clique.

Um e-mail carregado com muitas possibilidades acaba dispersando o usuário que acabará não convertendo.

#5 Segmentação de público

O e-mail marketing é uma excelente oportunidade de conhecer seu público, de fazer estudos sobre como ele reage às suas ofertas, ou seja, uma ótima oportunidade para experimentar e conhecer ainda mais a buyer persona do seu negócio.

Espero que estas práticas ajudem a turbinar suas campanhas de e-mail marketing, ou que tenha servido para introduzir o assunto para você que nunca experimentou esta técnica. Mais dúvidas? Entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre prontos para ajudar =)

aspas
  • Inovar foi a solução encontrada pela Prefeitura de Juiz de Fora para aproximar as vagas de emprego disponíveis na cidade das pessoas em busca de oportunidades. Hoje, o JFEmpregos é reconhecido como uma das melhores iniciativas públicas do estado, entre as vencedoras da categoria “Melhor Projeto” do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2014. O sucesso do site muito se deve à parceria com a Plugin Web e ao excelente suporte prestado pela empresa, com profissionalismo, qualidade e comprometimento, em um momento em que a velocidade da informação na internet nos exige cada vez mais.

    André Zuchi
    Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Juiz de Fora

  • A Casa da Gráfica fez um projeto ousado e inovador de levar a impressão de materiais em geral para o sistema de e-commerce, o que para muitas era inviável. Apresentamos o projeto para muitas empresas de desenvolvimento de sistemas e foi com o apoio da Plugin Web que conseguimos dar andamento ao nosso projeto, que hoje está funcionando perfeitamente. A parceria foi tão produtiva, que hoje a Plugin cuida, não só de nosso site e do e-commerce, como de todas as nossas mídias sociais. E, não tenho dúvida, continuaremos nessa parceria por muitos anos.

    Rafael Rodrigues
    Diretor comercial da Casa da Gráfica

  • Nós, do Grupo Libertempo, somos atendidos pelo Adriano Sant’Anna há anos. Os sites da Alô!FM e Cidade FM (em Juiz de Fora – MG) e 107,3 FM (em Três Rios – RJ) foram desenvolvidos e são mantidos pela Plugin, que não mede esforços para nos atender prontamente em nossas demandas. A cada reunião nos surpreendemos com o conhecimento de mercado e tendências web que a Plugin tem e que, generosamente, compartilha com o grupo. Isso é parceria e cuidado mútuo! Obrigada Plugin pela parceria que temos.

    Fabiane Kling
    Diretora executiva do Grupo Libertempo

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