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5 campanhas da Apple que justificam o porquê da marca ser tão poderosa

5 campanhas da Apple que justificam o porquê da marca ser tão poderosa

Por Matheus Andrade, 18 de Novembro de 2015 Marcas

Não é de hoje que a sociedade ocidental parece viver um delírio coletivo quando o assunto é a Apple. Uma das marcas mais valiosas do mundo, quem diria, começou em uma garagem. Seu personagem principal era um univeristário visionário que, muito além das expectativas, conseguiu transformar projetos não tão bem vistos em produtors que hoje, protagonizam o imaginário de consumidores cada vez mais ávidos por tudo que seja o último grito da tecnologia.

E por falar em tecnologia, essa parece só ser realmente atualizada quando se ouve falar em aparelhos novos produzidos pela companhia americana que vale mais de 700 bilhões de dólares. Um número tão astronômico que fica difícil imaginar o poder massivo que a marca conquistou desde sua fundação em 1976 quando pensamos na sua influência popular e no mundo dos negócios.

O sucesso da Apple ainda há de ser explicado por inúmeras linhas de raciocínio, por quem conhece o mercado, porque quem prediz o mercado, economistas, cientistas sociais e tantos outros. Mas há de se entender que existe, indubitavelmente, uma arma muito bem utilizada pela companhia desde quando seu mentor, Steve Jobs, ainda era vivo; e claro, ainda usada de forma igualmente genial: suas campanhas publicitárias.

Desde o lançamento do lendário Macintosh, em 1984 no intervalo do Superbowl, a Apple soube deixar pessoas ao redor do mundo em total êxtase, necessitadas de adquirerem o que quer que fosse assinado pela marca da ‘maçãzinha’. Por isso, vamos relembrar algumas de seus campanhas mais incríveis, dotadas de um sensibilidade que conseguiu capturar ao longo dos anos o coração –e o bolso- de consumidores ao redor do mundo.

1) Apple - Macintosh
A analogia à liberdade instalada pela moça que arremesa uma marreta na tela do Grande Irmão – metáfora criada por George Owell – deixou milhões de americanos desejosos de conhecer o que estava para ser lançado, espertamente omitido na campanha.

 

2) Apple – Meet Her
O comercial de lançamento do iPhone 4 mostrava uma das novidades da Apple, o Facetime, e de maneira cativante mostra um avô conhecendo sua netinha pela primeira vez através do gadget.

3) iPhone 6s – The Only Thing That Changed Is...
O título da campanha é bem sugestivo porque é, na verdade, uma resposta a opinião pública que disse na época do lançamento do aparelho – meses atrás - que poucas coisas mudaram do iPhone 6 para o 6s. Só que a campanha mostra muito mais do que falavam.

 

4) Apple – Get a Mac
A campanha era uma série de comerciais para TV que duraram de 2006 a 2009, onde dois atores, um representando um Mac e outro um PC normal, discutiam sobre suas vantagens e , claro, o Mac era sempre o melhor. Abaixo, um compilado de todos os comerciais exibidos.

 

5) Apple – Think Different
Um dos comerciais mais celebrados da publiciddiade americana, de 1997, traz uma compilação de imagens de pessoas icônicas do século XX consideradas como loucas, rebeldes, criadoras de caso e outros adjetivos dados pela campanha. No final, a marca afirma serem esses os tipos de pessoas que mudam o mundo. Associar a Apple à mudança e ao consumidor como agente dela ao utilizar seus produtos foi algo, no mínimo, ousado e impactante.


 

aspas
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